sexta-feira, 11 de abril de 2014

PROGRAMA PEIXE VIVO DA CEMIG

          A cidade de Martinho Campos, mais uma vez recebeu o Programa Peixe Vivo, uma realização da CEMIG, com apoio do Governo Federal, Estadual e Municipal e também da CODEVASF.  O evento aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 11 de Abril no Bairro Lagoa dos Buritis, onde está localizado o popular “Açude” que é conhecido também pela Lagoa dos Buritis e foram soltos 5000 alevinos. 
          O peixamento (soltura de alevinos) de espécies nativas do Rio São Francisco e seus afluentes.  O programa Peixe Vivo vem se firmando ao longo dos anos como uma importante ação socioambiental nas cidades onde a Cemig possui usinas hidrelétricas. Além da importância ecológica desta iniciativa, o programa também possui relevância no aspecto social, pois alunos de escolas, são convidados a participar do evento e tem, assim, uma oportunidade de se conscientizar sobre a importância de se preservar a natureza e a fauna aquática. Hoje participaram alunos da Escola Municipal Coronel Pedro Lino e também da Escola Estadual Dr. José Gonçalves.

          Criado pela Cemig em 2007, o programa Peixe Vivo tem como principal finalidade preservar as espécies de peixes das bacias hidrográficas onde a empresa possui usinas. Nesse período, o programa tem desenvolvido soluções e tecnologias de manejo para a preservação das espécies nativas de peixes, beneficiando as comunidades que utilizam os recursos hídricos como fator de desenvolvimento.

          O Peixe Vivo divide sua atuação em três frentes: os programas de conservação da ictiofauna e bacias hidrográficas, a produção de conhecimento científico para subsidiar esses programas e a promoção do envolvimento da comunidade nas atividades previstas.

         Os programas de conservação preveem ações voltadas à conservação das bacias hidrográficas, como a implantação de sistemas de transposição de peixes, o repovoamento com espécies nativas, restauração de habitats críticos, ações preventivas na operação de usinas e reflorestamento. Esses programas devem garantir que a intervenção humana seja pautada pelas melhores estratégias disponíveis para conservação de peixes.

         A lagoa dos Buritis agradece e nós temos o dever de conscientizarmos e conscientizar as pessoas que praticam a pesca neste local. 










































Nenhum comentário:

Postar um comentário