quinta-feira, 9 de junho de 2016

Oficina de Formação Teatral - Grupo Kabana

“Romeu e Julieta – Do Mandacaru ao Buriti”                                                      Trupe Teatro Buriti encara montagem de Shakespeare                                                                                                               Grupo Kabana dá continuidade ao programa de formação de jovens atores em Buriti Grande    -  Martinho Campos  - MG                 

O grande público, versado ou não em literatura, conhece o clássico “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare, e mesmo que não saiba contar em detalhes o enredo da peça, todos sabem que é a história trágica de dois jovens, filhos de famílias inimigas, que se amam e ...
Desde o inicio de abril, a Trupe Teatro Buriti, grupo formado em 2013, em Buriti Grande, a partir das oficinas de Formação Teatral do Grupo Kabana, que integra o Programa BioFlorestas em Cena,  se entrega aos trabalhos de preparação da montagem, com exercícios de corpo, voz, percussão, estudo de figurino, cenário, leituras de texto e improvisações.
“Romeu e Julieta” é um clássico e como tal é atemporal, e como Shakespeare, é popular. E foi pensando nisso que apostamos nessa montagem com a Trupe. Desafio aceito, optamos por uma versão com inspiração nos cordelistas e repentistas brasileiros e referenciados nas encenações das trupes de artistas medievais, nos menestréis, contadores de historias. Elegemos o pandeiro como instrumento base e variados ritmos brasileiros como o xote, a quadrilha, a folia de reis, o côco, o baião, a marcha rancho, conduzem a encenação, que acontece em cima de um carroção, como nos tempos de Shakespeare.
Em 2016, ano em que se comemoram os 400 anos da morte do escritor inglês, a Trupe também celebra o maior nome do teatro mundial com a montagem de “Romeu e Julieta – Do Mandacaru ao Buriti”.  Com pré estreia programada para o dia 02 de julho, em Buriti Grande, o espetáculo já tem também um roteiro de apresentações em 5 cidades, (Martinho Campos, Dores do Indaiá, Bom Despacho, Abaeté e Quartel Geral) dentro da programação  do KIT – Kabana Itinerante; e em agosto se apresentarão também na festa de Santa Rosa de Lima, padroeira do povoado.
A direção do trabalho é de Mauro Xavier e a dramaturgia de Nélida Prado.
Integram o elenco:  Cristine Ellen da Silva, Daniel Lopes da Silveira, Kelly Eduarda de Andrade, Layla Gabrielle da Silva, Leonardo Henrique dos Santos, Mateus Henrique Mendonça, Milena Barros Silva, Tomás Henrique de Faria.
Fique atento. Em breve divulgaremos a agenda de apresentações.

Acompanhe nossos ensaios, notícias, fotos em http://oficinaskabana.blogspot.com.br/

Patrocínio - Programa BioFlorestas em Cena – ArcelorMittal Brasil
Incentivo - Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG
Realização  - Grupo Teatro Kabana
























Nenhum comentário:

Postar um comentário