segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FOLIA DE REIS

         Uma das culturas mais antigas ainda prevalece em nossa cidade: a FOLIA DE REIS. Neste sábado dia 08 de Janeiro houve a cerimônia de troca de bandeiras pelo Grupo de Folias dos Reis Magos de Martinho Campos. Cerimônia realizada às 18:00 hs na Capela dos Santos Reis que é situada à Rua Rio Lambari, s/nº no Bairro Alto São Francisco.
          Alguns fiéis devotos estavam presentes na capela e foram privilegiados de presenciar um ato cultural que parece que infelizmente, não temos muitas esperanças de uma renovação. As maiorias de seus integrantes já se passam dos 60, 70 anos, mas com a mesma dedicação exemplar. Apenas um adolescente foi visto entre os integrantes. A Folia de Reis que existe desde o século XIV é uma tradição religiosa que se comemora o nascimento do Menino Jesus. Em nossa cidade existem três grupos de Folia de Reis, sendo dois em Martinho Campos e um em Buriti Grande. Eles sempre estão participando de eventos culturais e festas religiosas. Nessa época do ano eles visitam os presépios de várias residências.
         Que possamos presenciar e principalmente valorizar esta cultura popular não só em nosso município, mas em todo nosso país. Abaixo você acompanha as fotos da cerimônia da troca de bandeiras.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário