sexta-feira, 2 de março de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012


PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

PARÓQUIA N. SRA. DA ABADIA – DIOCESE DE SETE LAGOAS – MG

TEMA: FRATERNIDADE, SAÚDE PÚBLICA E PASTORAL DA SAÚDE.

MARTINHO CAMPOS – MG - 2012
PARÓQUIA N. SRA. DA ABADIA – DIOCESE DE SETE LAGOAS – MG

TEMA: FRATERNIDADE, SAÚDE PÚBLICA E PASTORAL DA SAÚDE. LEMA: “QUE A SAÚDE SE DEFUNDA SOBRE A TERRA”. (Eclo 38,8)


 OBJETIVO DO PROJETO: Queremos contar com o apoio e ao mesmo tempo despertar em nossa comunidade educacional de Martinho Campos o Zelo e o Amor pela Nossa Mãe Natureza, que nos oferece muitos caminhos para termos uma boa saúde, através da Campanha da Fraternidade de 2012 que vem nos motivar com o TEMA: FRATERNIDADE, SAÚDE PÚBLICA E PASTORAL DA SAÚDE. LEMA: “QUE A SAÚDE SE DEFUNDA SOBRE A TERRA”. (Eclo 38,8)

            Dentro desta proposta queremos apresentar este projeto a todas as escolas de nosso Município para que juntos Paróquia e Escola possamos evangelizar e conscientizar nossas crianças, adolescentes e jovens a propagarem o cuidado, carinho, zelo, amor e reflexão sobre a Saúde que é direito de todos em nossa comunidade.
            A nossa proposta é que o mesmo seja executado de forma interdisciplinar, cada qual irá trabalhar o mesmo assunto dentro de sua areia como será proposto logo mais...
            Para mantermos uma UNIDADE e também nos prepararmos melhor para participarmos da Semana Santa e celebrarmos dignamente a Páscoa do Senhor conscientizados do Amor de Deus por nós e principalmente por todos aqueles irmãos e irmãs que vivem a margem da sociedade ou que necessitam de saúde do corpo ou da alma, sugerimos que desenvolva este projeto antes da Semana Santa, durante o período Quaresmal, com apresentações, poemas, músicas, danças, jograis e etc. feito pelos alunos de cada classe acompanhado cada qual por um professor já estabelecidos desde antes. Ex; Prof. Representante de classe.

            Obs.: Para que a Comunidade prestigie os trabalhos realizados pelos alunos, propomos que cada escola escolha uma apresentação para ser feita em uma de nossas Missas Dominicais, basta nos procurarem e nos dizer a data e horário...

            Para estas apresentações propomos que seja convidadas as Autoridades do Município bem como: Secretária da Educação, Secretária da Saúde,Médicos, Agentes de Saúde, pessoas que trabalham no hospital ou postos de saúde, Prefeito, Vereadores, Juiz, Promotor, Pastores, Padre, representantes das Empresas e os Pais do alunos.

OBS.; Que o Prof.(a) de Educação Religiosa e Pedagogos estejam na frente do Projeto, incentivando e ajudando os demais Professores nesta linda Missão de Evangelizar e Conscientizar os nossos alunos sobre a Saúde em nossa comunidade!

                                       MINORISTA: EDMILSON HENRIQUE CÂNDIDO

PE. DIRCEU RODRIGUES

PARÓQUIA N. SRA. DA ABADIA – DIOCESE DE SETE LAGOAS – MG

TEMA: FRATERNIDADE, SAÚDE PÚBLICA E PASTORAL DA SAÚDE. LEMA: “QUE A SAÚDE SE DEFUNDA SOBRE A TERRA”. (Eclo 38,8)

ORAÇÃO DA CF DE 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

      HINO DA CF 2011

1- Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
Pelo remédio para aliviar a dor!...
Este é teu povo, em longas filas nas calçadas,
A mendigar pela saúde, meu Senhor!

           REF: Tu, que vieste pra que todos tenham vida, (Jo 10,10)
      Cura teu povo dessa dor em que se encerra;
                           Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, (Cf.Mc 5,34)
                       E que a saúde se difunda sobre a terra! (Cf. Eclo. 38,8)

2 – Ah! Quanta gente que, ao chegar aos hospitais,
Fica a sofrer sem leito e sem medicamento!...
Olha, Senhor, a gente não suporta mais
Filho de Deus com esse indigno tratamento!

3 - Ah! Não é justo, meu Senhor, ver o teu povo
Em sofrimento e privação quando há riqueza!
Com a tua força, nós veremos mundo novo, (Ap. 21, 1-7)
Com mais justiça, mais saúde, mais beleza!

4 - Vê que a saúde está na grande escuridão,
Fica conosco nessa noite, meu Senhor, (Cf. Lc. 24, 29)
Tu que enxergaste, do teu povo, a aflição
E que desceste pra curar a sua dor. (Cf. Ex. 3,7-8)

5 - Protege a todos que trabalham na Saúde
Com a compaixão daquele bom samaritano, (Lc. 10, 25-37)
Que se converta esse trabalho na Virtude
De um tratamento, para o povo, mais humano!

6-  Vem, povo todo, que o Senhor é nossa luz,
É nossa força e toda a nossa salvação! (Cf. Sl. 27, 1)
Que trabalhemos todos juntos, com Jesus,
Pela saúde de quem sofre em aflição!...


PARÓQUIA N. SRA. DA ABADIA – DIOCESE DE SETE LAGOAS – MG

TEMA: FRATERNIDADE, SAÚDE PÚBLICA E PASTORAL DA SAÚDE. LEMA: “QUE A SAÚDE SE DEFUNDA SOBRE A TERRA”. (Eclo 38,8)


DESENVOLVIMENTO
A CAMPANHA DA FRATERNIDADE é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
  • Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho..
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da  Igreja Católica na  Evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
OBJETIVO GERAL CF: são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.
Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO CF: A Igreja no Brasil, para enfrentar os grandes desafios à Ação Evangelizadora, percebe a necessidade de voltar às fontes e re­começar a partir de Jesus Cristo. Toda a ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. No contex­to eclesial, não há como empreender ações pastorais sem nos colocarmos diante de Jesus Cristo.
Esta perspectiva norteia as novas Diretrizes Gerais da Ação Pastoral. Ela é condição para que, na Igreja, aconteça uma conver­são pastoral que a coloque em estado permanente de missão, com o advento de inúmeros discípulos missionários, enraizados em critérios sólidos para ver, julgar e agir no enfrentamento dos problemas concretos e urgentes da vida de nosso povo.
A Campanha da Fraternidade, celebrada na quaresma, intensifi­ca o convite à conversão. Ela contribui incisivamente para que este processo ocorra e alargue o horizonte da vivência da fé, na medida em que traz, para a reflexão eclesial, temas de cunho social, portadores de sinais de morte, para suscitar ações trans­formadoras, segundo o Evangelho.
Nesse ano, o tema proposto é “Fraternidade e a Saúde Pública”, vem com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). A saúde integral é o que mais se deseja. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindica­tória da população brasileira, no campo das políticas públicas.
O SUS (Sistema Único de Saúde), inspirado em belos princípios como: o da universalidade, cuja proposta é atender a todos, in­discriminadamente, deveria ser modelo para o mundo. No en­tanto, ele ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e ainda não atende, sobretudo os mais necessitados destes serviços.
Entendendo ser um anseio da população, especialmente das mais carentes, um atendimento de saúde digno e de qualidade, a Campanha da Fraternidade 2012 aborda o tema da saúde, conforme os objetivos a seguir propostos.
Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pes­soas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

             GESTOS CONCRETOS: Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o supri­mento de suas necessidades e a integração na comunidade; alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe; difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socio­culturais de nossa sociedade; despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da e. saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento; qualificar a comunidade para acompanhar as ações da f. gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

PARÓQUIA N. SRA. DA ABADIA – DIOCESE DE SETE LAGOAS – MG


TEMA: FRATERNIDADE, SAÚDE PÚBLICA E PASTORAL DA SAÚDE. LEMA: “QUE A SAÚDE SE DEFUNDA SOBRE A TERRA”. (Eclo 38,8)

PROPOSTAS PARA CADA DISCIPLINA

PORTUGUÊS: Trabalhar a Letra da Oração, Hino e também o Tema e Lema...

MATEMÁTICA: Trabalhar em nível de Brasil, Estado e Município, quantidades de doenças mais freqüentes; Dinheiros investidos em prevenção e repasse para os hospitais, principalmente em nossa cidade; números de consultas por ano, mês e dia; quantos médicos, enfermeiros e agentes de saúde em nosso município; quantas campanhas são feitas em nossa comunidade para prevenção de doenças.

LITERATURA: Trabalhar o Tema e Lema com redações e leituras de textos pertinentes ao proposto; Criar músicas relacionadas à CF 2012.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Desenvolver desenhos relacionados ao Tema e Lema; trabalhar varais com gravuras de hospitais; postos de saúdes; médicos atendendo; palhaços, ou seja, os médicos da alegria; trabalhar o Cartaz da CF 2012 seu Tema e lema; trabalhar gravuras de doenças freqüentes e também panfletos de prevenção; fotos de nosso hospital e seus equipamentos; fotos dos postos de saúde e seus profissionais.

BIOLOGIA: Seria interessante trabalhar qualidades de exames mais freqüentes em nosso município; também questionar os nossos lixões; falar sobre a Biodiversidade, quais são os principais Biomas do Brasil? Quais sãos as propostas do município de campanhas de prevenções?

CIÊNCIA: Trabalhar as situações das doenças que são causadas pelas enchentes, pela seca, e os cuidados que devemos ter para diminuir esta situação; Quais sãos as propostas do município de campanhas de prevenções?

GEOGRAFIA: Fazer uma análise das áreias mais atingidas pelo descaso com a saúde em nosso país, estado e município; mapear os locais dos nossos postos de saúde em nossa cidade e o número de população que cada um atende? Refletir as vantagens de se ter o programa do SUS...

FILOSOFIA: Trabalhar textos pertinentes, levando nossos alunos a discutirem sobre a consciência ecológica; Refletir as vantagens de se ter o programa do SUS; Porque às vezes ele não é eficiente?  Ou o programa é mal administrado? Porque ter este programa do SUS no Brasil? Porque a grande dificuldade de se ter médicos onde só tem o SUS? Todos os hospitais e pronto-socorro são obrigados atender pelo SUS?
  

SOCIOLOGIA: Trabalhar textos pertinentes ao Êxodo Rural; problemas de moradias, índice das catástrofes acontecidas no Brasil e no Planeta Terra; Pois tudo isto vai de certa forma causar um problema na saúde, porque nem todas as cidades estão preparadas pra tal situação; Levar os alunos a fazerem uma análise sociológica da situação atual em nossa comunidade: Localidade que precisaria de mais atenção da secretária de saúde em nossa cidade? Campanhas de prevenções feitas e programadas?

FÍSICA: Trabalhar as porcentagens de “drogas” no caso remédios que cada pessoa pode usar? E o cuidado que se deve ter hoje com as transformações dos corpos como: anabolizantes, cirurgias de emagrecimentos; de estéticas; o exagero nas academias; e etc...

QUÍMICA: Trabalhar as condições do solo, rios que recebem produtos químicos como: óleo, lixões, gazes tóxicos, chorume e despertar a reflexão em nossos alunos o grande problema dos Lixões em nosso mundo e aqui em nossa cidade? Pois, tudo isto afetam a saúde nossa comunidade. Foi criado pela administração da cidade algo de prevenção em relação a isto? E qual tem sido a resposta da comunidade?

EDUCAÇÃO FÍSICA: Analisar com os alunos através de exercícios físicos o quanto o oxigênio é importante e o grande risco que estamos correndo de ficar sem ele; a importância da água; trabalhar músicas de relaxamentos levando os alunos aprender a respirar corretamente, sentir e a amar a natureza; trabalhar a grande importância que se tem fazer exercícios físicos; caminhadas, alimentação balanceada; e também questionar os exageros dos exercícios.  

HISTÓRIA: Trabalhar toda a História da caminhada CF: Protagonista? Onde começou? Porque começou? Quando se tornou oficial? E sua grande contribuição na evangelização e no Bem Comum...

EDUCAÇÃO RELIGIOSA: Rezar a Oração e cantar o Hino da CF de 2012, bem como cantos relacionados com o bem estar do físico e da alma; Motivar os alunos a elaborarem os 10 Mandamentos para se ter uma boa saúde; trabalhar textos Bíblicos sobre a Criação despertando nos alunos que Deus nos criou para o bem e por isso, devemos cuidar do físico e da alma; trabalhar com dinâmicas sobre o Tema e Lema; ser o motor para que a Proposta do Projeto aconteça em nossa Comunidade Educacional...

OBS.: COLOCAMOS-NOS A DISPOSIÇÃO DOS PROFESSORES E ESPECIALISTAS PARA QUALQUER DÚVIDA E TAMBÉM AJUDA NA EXECUSSÃO DO PROJETO...


BIBLIOGRAFIA
MANUAL DA CF 2012
CD DA CF 2012
 http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/default.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário