sexta-feira, 2 de março de 2012

ESPIRITUALIDADE QUARESMAL

Tempo da Quaresma é um período forte dentro da liturgia, trata-se da preparação para a Páscoa. A igreja também celebra uma conscientização, conversão social, enfocando sempre um tema para reflexão na Campanha da Fraternidade. Também é tempo de penitência e conversão pessoal.
            Na Quaresma os temas centrais são: conversão, mudança de vida, a caridade, perdão, reconciliação com os irmãos, jejum, penitência e oração. Celebrar a quaresma não é observar ritos externos, mas estar em coerência com o Espírito e o desejo interior de renovação (fé e vida) - (Vida Cristã se identificando com sacrifício eucarístico de Cristo).
            
           Conversão: Não é fruto de nossa capacidade, de autocrítica e exame de consciência, mas é dom de Deus; não é resultado do esforço da vontade humana para conquistar a santidade, mas é uma resposta com a qual o cristão, sustentado pelo auxílio da graça, mantém e aperfeiçoa com a vida a santidade recebida pelo Batismo.
            Ritos quaresmais: Sinais da graça que favorece vencer o mal, elevar o Espírito e infundir nova força salvífica = reconciliação com o Pai e com os irmãos. O pecado de um só produz danos a todos, e a santidade também de um só, traz benefícios a todos.
            Função da Igreja: Chamar à conversão, interceder pelos pecadores, detectar sinais de morte e pecado no mundo, refletir sobre as conseqüências sociais do pecado e orar pelos pecadores (SC 110).
            Conseqüência quaresmal: Conversão moral (pensamentos e ações), conversão para Deus em espírito batismal. Mudança íntima e radical de no ser, pensar, julgar, e reordenar a vida para Deus. Mover-se pela santidade e bondade de Deus (misericórdia), exercício concreto da caridade fraterna.
            A QUARESMA TEM QUE SERVIR PARA ENTERRAR O HOMEM VELHO, E NOS FAZER HOMENS NOVOS NA PÁSCOA, CRIATURAS NOVAS, DEVE CORRIGIR NOSSOS PECADOS PESSOAIS E SOCIAIS, E RECUPERAR A DIGNIDADE PESSOAL E DOS IRMÃOS EXCLUÍDOS.
            
          .Portanto no Tempo da Quaresma, um espaço que a Igreja nos concede para que nos convertamos um pouquinho mais através da oração e da penitência mais intensas. Um tempo precioso para aproveitarmos à graça da reconciliação que o Senhor derrama sobre toda a Igreja e, para isso, vamos começar de uma maneira bem concreta: com o jejum e a abstinência.
            Sendo assim, a Liturgia Quaresmal nos leva a uma espiritualidade de renovação de vida e de modo de ser do cristão, conforme os compromissos batismais e a santidade do amor em comunidade.



                                                                              Minorista Edmilson Henrique Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário